Artigos
Varejo: 5 dicas para vender mais!

No mercado atual não há espaços para aventureiros. A econômia brasileira vem se recuperando de uma grave crise financeira que assolou diversos setores, dentre os mais prejudicados (e com maiores perspectiva de crescimento) está o do varejo.
Nesse segmento, uma frase serve como mantra: “quem não é visto, não é lembrado”. Isso quer dizer que o marketing, seja o digital ou mesmo o físico é de grande importância para prosperar nesse meio.
Nesse texto, nós decidimos listar 5 dicas para você se sair bem no mercado varejista e ficar um passo a frente da sua concorrência.
1 – O segredo não está no produto, mas sim na oferta
O grande obstáculo do mercado varejista é a questão da oferta. Afinal de contas, a concorrência está em todo lugar!
O mercado que repassa a mercadoria para o consumidor final está abarrotado de empresas, sejam as gigantes do verejo, ou mesmo pequenas empresas familiares. A questão que fica é: como se destacar nesse meio?
Bom, não há uma formula mágica que funcione para todos, disso você já deve saber. Contudo, existem caminhos que já foram testados e que demonstram um resultado sólido para os empresários que buscam expandir os seus negócios.
Esse caminho tem um nome: Marketing. Pode não parecer nada inovador, mas é a realidade. O investimento em propaganda e divulgação do estabelecimento é um ponto fundamental para o sucesso do empreendimento.
“Quem não é visto não é lembrado”, você precisa ser visto.
Vale a pena dizer também que, diariamente os consumidores são bombardeados com a divulgação para massas, que pode ser feita por meio de outdoors, cartazes, revistas ou qualquer meio que atinja uma grande parcela da população.
Para se destacar em meio a essa multidão de fornecedores, é necessário achar o ponto certo da sua clientela! Talvez uma abordagem mais pontual e pessoal seja mais eficiente do que grandes e caras publicações.
O importante é não ficar escondido.
2 – Tecnologia!
Ah, a tecnologia! Quando falo dela, estou me referindo a acessibilidade, comodidade, inovação e facilidade.
Todas essas características se encaixam nesse tópico. Isso porque, hoje em dia, o consumidor está procurando cada vez mais facilidade em seus gastos, o que engloba compras online, delivery, atendimento online…
Veja um exemplo, é impensável um comércio que não aceite cartão de crédito/débito, ou uma loja que não tenha um site.
Portanto, uma grande carta na manga está na inovação que você entrega para o seu cliente. Um aplicativo de celular, um pedido online, uma facilidade para conseguir encontrar o seu produto, isso com toda certeza faz a diferença.
Além disso, não é apenas na venda que a tecnologia faz a diferença, é também na manutenção do seu empreendimento organizado. O que quer dizer que um bom programa de gestão financeira, um programa de controle de estoque, tudo isso garante ao empresário um controle de seu negócio.
Nesse ponto, é interessante também saber quais os benefícios de terceirizar sua contabilidade, sendo essa área, importantíssima para a correta gestão e legalização das suas transações econômicas.
É necessário que o empreendedor esteja por dentro desse movimento tecnológico, que saiba interagir com esses recursos e os utilize a seu favor.
3 – A primeira impressão é a que fica
Como estamos falando de visibilidade, isso vale tanto para o ambiente online quanto para estabelecimentos físicos.
Quando um consumidor entra em uma loja (online ou não), a ideia de organização, setores, divisão, clareza, deve ser instantânea em seu pensamento.
Entender onde o produto que está procurando se encontra, caminhar (ou navegar) de maneira natural e intuitiva, ter uma visão clara de todo o espaço do empreendimento faz toda diferença.
Essa questão deve ser bem trabalhada, pois é crucial para o retorno desse cliente ou não.
Por isso, sempre recomendamos aos nossos clientes que testem os acessos as suas lojas. Pedir a opinião de amigos sobre a facilidade para encontrar seu endereço, sobre a resposta obtida online e coisas do tipo. Tudo isso aperfeiçoa o atendimento e garante mais vendas.
4 – Equipe motivada, investimento no atendimento
Já aconteceu com você de ser tão bem atendido pelo vendedor ou pelo atendente de telemarketing que acabou comprando até a mais do que pretendia?
Então, é esse tipo de atendimento que você deve buscar no seu estabelecimento. Carisma e prestatividade são a chave do sucesso.
Obviamente, falar isso é mais fácil do que explicar como treinar e capacitar sua equipe para melhorar os resultados, mas o objetivo aqui não é te transformar em um super empresário-coach descobridor de talentos para vendas. Longe disso.
Com esse breve texto, buscamos apenas expor o que faz um bom gestor, que provavelmente irá obter sucesso em sua empresa, e um gestor não tão bom, que irá lutar para manter as portas abertas.
Por isso, investir em treinamentos, em capacitação de pessoal, é de grande importância para o crescimento no mercado.
5 – Busque parcerias
Como ultima dica, nós escolhemos o Networking. Isso é, o contato que você deve fazer com os empresários do seu ramo.
Esse contato faz toda diferença, porque, apesar dessas pessoas não comprarem diretamente o seu produto, eles entendem quais são as dificuldades e as saídas para situações que você enfrenta no seu dia-a-dia.
Essa troca de informações pode ser muito útil para poupar tempo e dinheiro no seu empreendimento.
Além disso, outro ponto muito interessante de possuir uma ampla rede de parceiros do seu ramo, é a possibilidade de entrar/criar uma associação. O que quer dizer apoio mútuo entre os participantes no que tange ao marketing, a compra de fornecedores, a funcionários especializados….
Enfim, uma rede forte de empresários só tem a crescer e a aumentar o ganho de todos.
Para finalizar,
Está claro que fazer uma empresa varejista crescer não é nada fácil. São inúmeros desafios que o empresário deve enfrentar para poder prosperar nesse negócio.
Contudo, com calma e dedicação, esses objetivos são plenamente possíveis de serem realizados. Vale ainda destacar, que um dos grandes (se não o maior) aliados do empresário está o contador. Isso porque, é esse profissional que irá embasar as decisões do empreendedor, com números e cálculos fundamentais.
Por isso, saber como uma gestão contábil desorganizada pode afetar a sua empresa é imprescindível para o sucesso do seu negócio!
Assim, esperamos que tenha gostado do nosso breve artigo, e que essas dicas sejam úteis para o sucesso do seu empreendimento! Aproveite e curta nossa Pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do mundo empreendedor.
Deixe um comentário