home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • phone
    (27) 3222-2622 \ (27) 3222-2774
  • location_on

    Rua Nestor Gomes, 277 - Ed. Anchieta
    sala 402 e 403 - Centro - Vitória - ES

Deixe sua Mensagem

Como treinar e capacitar sua equipe para melhorar resultados

3 320x320 - Executa Contabilidade - Como treinar e capacitar sua equipe para melhorar resultados

Muito se tem falado sobre treinar e capacitar equipe, mas, no fim do dia, obter melhores resultados continua sendo o objetivo principal.

Na prática, basta que um único funcionário apresente desempenhos inferiores para que toda a empresa fique aquém de seu potencial. Identificar e corrigir as causas disso é uma prioridade óbvia, entretanto, nem sempre é tão evidente determinar o que fazer para melhorar a performance dos colaboradores.

Ao longo deste artigo, apresentamos excelentes sugestões para que você desenvolva técnicas e bons hábitos de treinamento para garantir uma equipe de sucesso. Boa leitura!

Torne o processo de aprendizagem contínuo

Desde o início, forneça treinamentos adequados a todo novo funcionário contratado. Certifique-se de que os colaboradores saibam o que devem fazer e qual a forma mais eficiente de realizarem suas tarefas. Uma vez que os processos são diários, os novatos se sentirão estimulados a contribuírem com suas ideias únicas e sugestões.

Todavia, não se deixe cair na armadilha de pensar que a capacitação é uma atividade esporádica. O treinamento deve ser contínuo para que os colaboradores possam continuar a desenvolver suas habilidades e melhorarem, progressivamente, suas performances.

Identifique as razões para o baixo desempenho

É fundamental não tirar conclusões precipitadas acerca das razões que levam um funcionário a apresentar mau desempenho. Afinal, raramente uma pessoa se propõe a, intencionalmente, fazer um péssimo trabalho.

Talvez o problema seja tão simples quanto:

  • não ter os recursos ou treinamento adequados;
  • haver alguma influência externa que o esteja distraindo do trabalho;
  • estar em conflito com os objetivos, missão ou valores da empresa;
  • ter perdido a motivação por acreditar que não existem mais possibilidades de crescimento profissional.

Enfim, seja qual for o motivo subjacente ao seu baixo desempenho, para mudar essa realidade é necessário, antes de tudo, compreender os seus motivos.

Incentive a comunicação

Comunicar a um membro da equipe que ele está abaixo das expectativas é uma tarefa desafiadora, no entanto, também é indispensável. O diálogo deve primar pela identificação de ineficiências e, principalmente, pela busca de soluções conjuntas.

A performance de uma equipe somente pode ser melhorada quando gestores e colaboradores entendem a situação atual da empresa, os objetivos de negócios e o que fazer para atingi-los.

De fato, toda a equipe deve ser encorajada a comunicar-se ativamente a respeito de tudo o que possa ser relevante: melhorias, prazos, expectativas, recursos etc.

Crie um ambiente de trabalho positivo

Com os princípios da comunicação aberta em andamento, será preciso rever o ambiente de trabalho. Não faz sentido encorajar o diálogo em uma clínica na qual, por exemplo, os colaboradores se sentem intimidados pelos superiores, são arbitrariamente repreendidos ou tem suas preocupações descartadas.

Jamais permita que elementos dessa natureza minem o potencial do seu negócio. Aposte em uma cultura que incentive os colaboradores a expressarem suas opiniões, valorizando-as e pedindo por elas.

Capacitar equipe, nesse contexto, significa desenvolver a consciência de que ela estará mais propensa a contribuir e dar o melhor de si quando seus membros são ouvidos e respeitados.

Gostou do nosso post? Então, siga-nos nas redes sociais e esteja sempre atualizado com o melhor conteúdo! Estamos no Facebook!

Como treinar e capacitar sua equipe para melhorar resultados
Avalie este Post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
1
Olá,
Como podemos ajudar?
Powered by