8 Filmes que todo empreendedor deveria assistir

Existe um momento pelo qual todo empreendedor passa: vai batendo um desanimo, contas para pagar, o lucro não cresce, problemas com funcionários, essas coisas.

Se você está nesse momento ou simplesmente não sabe como dar os primeiros passos para abrir um empreendimento e está buscando inspiração, vamos listar 8 filmes que podem te ajudar a encontrar o empreendedor que está escondido em você.

Nós prometemos não dar muito spoiler, vamos a lista:

 

1 – Fome de Poder

O filme conta a história de crescimento da rede de fastfood mais famosa do mundo e serve de exemplo de como uma ideia inovadora e muito boa, sem a visão de expansão que um empreendedor tem que ter do mercado, não garante absolutamente nada!

 

Obviamente, depois desse filme, todos irão tomar muito cuidado na hora de fazer negócios, afinal “Negócios são como guerra. É cachorro comendo cachorro, rato comendo rato. Eu quero me antecipar, eu quero vencer.”

 

Assistir esse filme causa uma certa raiva e admiração pelo personagem Ray Kroc. Isso porque, ao mesmo tempo que ele tem uma ganância gigantesca, estando disposto a passar por cima de qualquer um para alcançar seus objetivos, a destreza com a qual ele expande seu empreendimento, sua visão de mercado e espirito empreendedor são dignos de destaque.

 

Com certeza, um filme inspirador.

 

2 – A procura da felicidade

Sem dúvida o filme mais emocionante da lista. Acompanhar a história de Chris Gardner, interpretado por Will Smith, buscando uma melhor condição de vida para ele e para seu filho pequeno é fenomenal.

 

Além de uma brilhante interpretação, as mensagens que o filme passa com certeza inspiram a vida de quem está empreendendo e mostram que com trabalho duro e dedicação é possível alcançar seu objetivo.

 

“Nunca deixe que lhe digam que você não pode fazer algo.”

 

3 – O lobo de Wall Street

Uma palavra define a história contada nesse filme: Ambição. A ambição do personagem principal não tem limites, ele está disposto a fazer qualquer coisa e a aproveitar qualquer oportunidade que tiver para poder crescer na vida e no mercado americano.

 

Apesar da jornada do protagonista ser o foco do filme, é importante perceber como ele alcança seus objetivos, como consegue identificar uma oportunidade e deixar de trabalhar para alguém e abrir o próprio negócio.

 

Empreender é isso, assumir riscos, apostar sua vida em uma oportunidade e se dedicar para alcançar o que deseja, essa é a mensagem passada pelo filme.

 

4 – O homem que mudou o jogo

Esse filme conta a história do gerente do time de baseball Oakland Athletics na década de 1980, um time sem muito destaque e com poucos recursos financeiros que conseguiu uma grande reviravolta e se tornou uma potência em pouco tempo.

 

O interessante, é que o filme aborda como uma lição, o fato de que mesmo competindo com uma concorrência absurdamente mais qualificada e com mais capacidade financeira, é possível crescer e prosperar no mercado.

 

Saber como motivar a sua equipe de trabalho, seja em um time ou em uma empresa é fundamental para o sucesso desse empreendimento. Todos devem estar lutando para levar o negócio para frente, sempre buscando aperfeiçoamento.

 

5 – Menina de ouro

Menina de ouro não fala de grandes quantidades de dinheiro ou de gestão empresarial diretamente. A sua mensagem é a superação dos obstáculos.

 

Grandes dificuldades existem na vida da maioria das pessoas, assim, cabe a você levantar cedo todos os dias para buscar alavancar seu empreendimento, se dedicar a aprender mais sobre a gestão financeira, sobre a contabilidade, sobre a folha de pagamento, marketing comercial e etc…

 

Enfim, sempre existe algo que possamos fazer para poder melhorar nossa empresa.

 

6 – Jobs

No início do filme você até que fica com raiva do grande criador da Apple, isso porque o longa não esconde o lado egocêntrico e “babaca” do Steve, sempre disposto a passar por cima de amigos ou de relacionamentos para alcançar seu objetivo.

 

Contudo, essa abordagem realista do gênio é apenas um pano de fundo para a verdadeira ideia do filme: mostrar o quão visionário foi Steve Jobs. Uma leitura de mercado fantástica, aliada com um plano de marketing primoroso são as qualidades mais pungentes dessa figura.

 

O filme inspira ao mostrar as grandes oportunidades agarradas por um empreendedor que começou em uma garagem e sabia muito bem onde queria chegar.

 

7 – O poderoso chefão

Um clássico do cinema mundial. De fato, O poderoso chefão já é um filme consagrado na cultura ocidental. Entretanto, gostaríamos de chamar atenção para a forma como o filme trata os negócios da família Corleone.

 

Apesar de ser uma organização criminosa, a máfia retratada pelo filme possui várias qualidades que são desejadas em empresas de qualquer porte: A liderança por um indivíduo capacitado, funcionários qualificados e motivados, sólida e ampla rede de fornecedores e clientes, etc…

 

Enfim, se Vito Corleone fosse um empresário de uma empresa legal, teria muitos ensinamentos a passar.

 

8 – A grande aposta

Entender o mercado financeiro não é fácil, é um assunto recheado de termos técnicos que não parecem fazer o menor sentido para quem não trabalha em uma bolsa de valores.

 

Eis a grande sacada do filme: explicar de forma didática, até para os mais leigos, o que aconteceu na crise imobiliária norte-americana que se alastrou pelo mundo em 2008.

 

O longa conta a história de investidores que tentaram, e conseguiram, ganhar dinheiro ao prever uma crise que ninguém esperava. Mais uma vez destacando os principais pontos que um empresário precisa ter: visão de mercado e coragem para apostar.

 

Faça a pipoca, se ajeite no sofá e prepare-se para se inspirar!

Gostou do artigo? Gostaria de saber mais sobre o mundo empresarial e em como a contabilidade consultiva pode ajudar o crescimento da sua empresa? Acesse nosso Site e curta a nossa página no Facebook! assim você  fica por dentro de tudo!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *