Os 5 principais perigos na gestão de empresas e como evitá-los

A gestão de empresas envolve uma infinidade de desafios, e os administradores devem estar dispostos a tirar lições importantes de cada obstáculo que aparece pelo caminho. Direcionar o foco para identificação e solução rápida dos problemas é essencial para alavancar a rentabilidade do negócio e mantê-lo competitivo.

Nosso objetivo neste post é alertar para alguns aspectos que colocam as empresas em perigo e abordar atitudes capazes de evitá-los. Você verá a importância de investir em melhorias na gestão e perceberá como isso impacta positivamente na produtividade. Confira!

1. Planejamento inadequado

Um planejamento superficial dificulta a definição de objetivos estratégicos e interfere na sustentabilidade do negócio. A falta de análises profundas sobre o patamar atual da empresa e seu posicionamento no mercado impede a prevenção de riscos e reduz seu potencial para aproveitar as oportunidades.

O primeiro passo para um bom planejamento é conhecer bem seu modelo de negócio e coletar dados sobre o desempenho geral da organização e do mercado. Com base nessas informações, estabeleça metas realistas de curto, médio e longo prazo. Depois disso, trace planos de ação para atingi-las, delegando tarefas para cada departamento e determinando prazos de execução.

2. Descontrole Financeiro

Falhas na gestão financeira impactam no desempenho do negócio, limitando sua capacidade de investir, inovar e crescer. A saúde financeira de uma empresa depende da medição precisa dos custos e da definição de prioridades, mas sem um bom controle do dinheiro que entra ou sai, fica difícil identificar os aspectos que causam desperdício de recursos e propor soluções efetivas.

Acompanhe os principais indicadores financeiros, controle as contas a pagar e receber e faça estimativas de longo prazo. Baseando-se nesses números, será mais fácil tomar decisões sobre realocação de recursos, cortes em despesas desnecessárias e investimentos para expansão do empreendimento.

3. Problemas tributários

A administração tributária envolve o pagamento de impostos, e falhas nesse setor implicam prejuízos na gestão de empresas: gastos excessivos, multas pesadas e riscos para a credibilidade da organização. Errar na escolha do regime fiscal faz com que você tenha que pagar mais tributos do que o necessário, enquanto falhas na classificação dos produtos e serviços resultam em irregularidades com a Receita Federal.

Para solucionar esse tipo de inconveniência, o ideal é contar com especialistas em planejamento tributário, que acompanhem as atualizações das normas tributárias e indiquem as melhores formas de lidar com o recolhimento de impostos. Dessa forma, sua empresa evitará penalidades fiscais e estará mais segura financeiramente.

4. Equipe insatisfeita

A gestão de pessoas é outro aspecto determinante para o sucesso da organização. Funcionários insatisfeitos jamais conseguirão aproveitar ao máximo suas habilidades, e isso fará com que sua empresa fique estagnada. Para obter ganhos de produtividade, invista em métodos para motivar a equipe, torne o clima organizacional agradável e aposte na capacitação dos funcionários.

5. Processos ineficazes

Geralmente, esse erro é a raiz de todos os outros. A busca por resultados envolve o aperfeiçoamento constante dos processos em todos os departamentos, algo que abre espaço para soluções inovadoras e eficazes. Utilizar softwares especializados para automatizar procedimentos repetitivos é fundamental, pois permite que o tempo seja aproveitado em outras questões relevantes.

A eliminação das falhas citadas aqui exige bastante esforço, mas aumentará significativamente a competitividade da sua empresa, colocando-a um passo à frente dos concorrentes. Sem dúvidas, manter o foco sobre essas melhorias garantirá bons frutos na gestão de empresas: custos mais baixos e ampliação dos lucros.

Gostou deste artigo? Para continuar aprofundando os conhecimentos sobre gestão de empresas, confira nossas dicas de contabilidade e gestão financeira e aprenda a otimizar a aplicação do seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *