Como abrir uma loja virtual, 5 dicas para você!

Na era digital, as pessoas cada vez procuram mais conforto e comodidade ao adquirir novas mercadorias. Afinal, é muito mais fácil comprar o que você deseja no conforto do seu sofá do que precisar pegar trânsito e gastar horas comparando preços em shoppings e centro comerciais. Nesse contexto, muitos empreendedores estão percebendo que é uma boa oportunidade abrir loja virtual.

Entre as vantagens do e-commerce, por exemplo, estão conseguir alcançar um público amplo e sem limitação geográfica, assim como ter os processos de pagamento facilitados e mais rápidos.

Quer montar uma loja on-line? Então continue a leitura deste post! Listamos cinco dicas para você entrar com o pé direito nesse mercado!

1. Escolha um nicho

Antes de começar um empreendimento virtual, é preciso pensar bem em qual será o seu nicho de mercado. É verdade que a concorrência é grande e muitas empresas já estão no meio on-line, mas há espaço para novas ideias e propostas diferenciadas.

Assim, escolha um nicho de mercado. Você vai vender produtos de beleza? De informática? De saúde? Qual será o diferencial do seu empreendimento? Entenda o seu público e o segmento escolhido. Faça um planejamento minucioso para o seu negócio e não deixe de analisar os seus concorrentes. Com isso, terá mais preparação para abrir loja virtual de sucesso.

2. Contrate uma plataforma

O segundo passo é definir qual plataforma você usará para hospedar a sua loja virtual. Existem opções gratuitas e pagas, mas estude com cuidado as possibilidades. Descubra qual atende melhor a sua demanda. É importante que a plataforma seja acessível na hora de gerenciar e que ofereça um suporte adequado. Além disso, lembre-se de verificar se o layout é simples e intuitivo, de maneira que os usuários consigam acessar a loja virtual sem dificuldades.

3. Crie um plano de negócios

Qual é a sua intenção com a loja virtual? Expandir as suas vendas? Iniciar um novo empreendimento? Quais são os objetivos da sua empresa e quais passos serão dados para chegar lá? Reflita sobre essas questões e consolide tudo em um plano de negócios. Se for o caso, empresas especializadas podem ajudar a criar um planejamento. O importante é que você tenha no papel as metas e as ações bem explícitas.

4. Cuide do atendimento aos clientes

Para ter sucesso no seu empreendimento virtual, é preciso dar atenção especial ao atendimento aos clientes. Chat, e-mail e telefone são algumas formas tradicionais de se comunicar com os consumidores, mas as redes sociais também são ferramentas para interagir com o público. Além de ser sempre cordial, o atendimento deve ajudar e buscar a fidelização do cliente para que o seu negócio se torne rentável.

5. Produza conteúdo para atrair clientes

Não basta criar uma loja virtual, é preciso atrair as pessoas para que elas comprem no seu site. Para isso, o marketing digital é um bom aliado. Além de investir em promoções e estratégias de divulgação em redes sociais, uma maneira menos invasiva de conquistar as pessoas é por meio da produção de conteúdo voltado para solucionar as questões que interessam ao seu público.

Por exemplo, uma loja focada na venda on-line de autopeças pode falar sobre problemas mecânicos, explicando como identificar e resolver adversidades com os automóveis. Pode, ainda, abordar outras questões relacionadas ao tema que façam com que as pessoas se familiarizem com a empresa, de forma que passem a reconhecê-la como referência no tema.

Se você pensa em abrir loja virtual, não esqueça também da importância de contratar um serviço de contabilidade para a gestão financeira. Com o controle e o acompanhamento das despesas e dos ganhos, você pode tornar o seu negócio mais lucrativo e aumentar a possibilidade de crescimento da sua empresa.

Quer entender mais sobre a utilidade da contabilidade? Então confira nosso próximo artigo, que trata da importância da contabilidade no e-commerce! Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *