5 dicas de contabilidade e gestão financeira para sua empresa

Toda empresa precisa cuidar de sua gestão contábil e financeira se quiser crescer e sobreviver. E é disso que tratará o presente artigo, onde serão apresentadas cinco dicas de contabilidade, destinadas principalmente ao pequeno e médio empresário.

Se você tem interesse no assunto, então continue com a leitura deste post, pois certamente obterá algumas informações valiosas para administrar sua empresa de uma maneira adequada. Vamos em frente!

1.     Separar o patrimônio da empresa

Este é um ponto fundamental: se você é o proprietário da firma, suas despesas e ganhos pessoais não devem ser confundidos com os recursos da empresa. Mais que um procedimento, deve ser visto como uma atitude constante, sem a qual não haverá como ter um controle e uma gestão empresarial eficientes.

Ao efetuar um desembolso com combustível para seu veículo, por exemplo, você não poderá pagá-lo com dinheiro do caixa da empresa, muito menos registrar esse gasto como se fosse uma despesa dela.

2.     Controlar as finanças rigorosamente

Todas as entradas e saídas de caixa devem ser registradas e controladas com rigor, não importa o valor envolvido: seja um pequeno gasto com material de consumo, seja uma alta quantia recebida de um cliente.

Para isso, existem ferramentas específicas (softwares) que facilitam a realização desse trabalho, como é o caso do Fluxo de Caixa, cujo objetivo é registrar e controlar as disponibilidades (dinheiro em caixa e em bancos) e as contas a pagar e a receber.

Com isso, você sempre saberá sua atual situação financeira, assim como sua posição para os próximos meses, podendo prever e evitar a possibilidade de se trabalhar “no vermelho”.

3.     Cuidar do orçamento

Em todo e qualquer negócio ocorrem diariamente transações que precisam ser acompanhadas de perto: pagamentos (fornecedores, salários, impostos, seguros, manutenção de veículos e de imóveis, etc.), recebimentos (clientes, títulos diversos), consumo de materiais, compras, e assim por diante.

Isso tudo significa a aplicação e o consumo de capitais. Daí a necessidade de você cuidar da questão orçamentária de sua firma. Estamos falando da previsão de receitas e despesas no curto e longo prazo, da necessidade de expandir as instalações para aumentar a clientela, investir em tecnologias, etc.

4.     Automatizar as rotinas administrativas

Atualmente, é impraticável o uso de controles e registros contábeis, financeiros e administrativos em papel — e mesmo em programas de computador isolados. Existem sistemas integrados de softwares, com preços acessíveis e de fácil utilização, que dão conta de todas as rotinas.

Pense no controle de caixa e de estoques, valores a pagar e a receber, impostos, gastos diários, folhas de pagamento, previsões orçamentárias e fluxos de caixa. Com os referidos sistemas, tudo isso poderá ser efetuado num único lugar (plataforma), diariamente e sem grandes esforços, e de modo a gerar relatórios úteis e no momento adequado.

5.     Obter dicas de contabilidade com profissionais

Apenas para exemplificar, se você cuida de uma clínica médica, de uma revendedora de veículos ou de uma agência de viagens, dificilmente terá os conhecimentos e tempo necessários para lidar com a gestão contábil e financeira do empreendimento.

Sendo assim, poderá ser muito vantajoso contratar um profissional ou um escritório competente para executar essa tarefa. A terceirização desse tipo de atividade gera um bom retorno (relação custo/benefício), além de deixar seu tempo livre para cuidar daquilo que você realmente domina: sua especialidade e habilidade específicas, aplicadas em seu negócio empresarial.

profissional da área contábil ou de administração está apto a fornecer assessorias técnicas, as melhores dicas para a tomada de decisões e a acompanhar o desempenho de sua firma a todo o momento.

Gostou deste artigo? Conseguiu esclarecer alguns pontos para bem administrar sua empresa? Esperamos que sim! Além dessas dicas de contabilidade, você poderá obter muitas outras informações relacionadas à gestão e às finanças, que publicamos constantemente.

Então, curta nossa página no Facebook e mantenha-se sempre bem informado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *