Você sabe como motivar a equipe de trabalho?

Saber como motivar a equipe de trabalho é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de um negócio, seja uma microempresa com poucos funcionários, seja um grande empreendimento com centenas de colaboradores.

Se você precisa saber algo sobre o assunto, então continue com a leitura deste artigo, pois aqui trataremos — de forma breve, mas bastante clara — deste instigante tema.

O que é motivação e qual a sua importância

A motivação nada mais é que um estado psicológico de ânimo, disposição ou vontade para fazer algo. A pessoa motivada realiza uma atividade com alegria, voluntariamente, e não por que se sente forçada ou obrigada a fazê-lo.

Suponhamos que você seja um médico e ame a Medicina. O estudo e a prática das coisas relacionadas a essa profissão certamente lhe proporcionarão verdadeiro contentamento.

E qual a importância disso numa empresa? Simples: sem uma equipe bem disposta, não há como atingir as metas e objetivos que a organização se propõe. Afinal, os recursos humanos são um dos mais importantes meios de que ela se utiliza para alcançar seus fins.

Como gerar resultados para a empresa e para os funcionários

Um grupo animado gerará resultados positivos tanto para seus membros (funcionários) como para a própria firma, pois ele será bastante produtivo (realizará suas tarefas com eficiência), sem contar sua influência altamente saudável no próprio ambiente organizacional.

Desse modo, se você deseja liderar de forma eficaz, um bom começo será cuidar do aspecto em questão, pois saber motivar poderá ser o fator chave para o sucesso de seu empreendimento.

Como motivar a equipe de colaboradores

Mas, se estamos falando de algo que é psicológico (ou seja, interno às pessoas), por outro lado esse estado motivacional não se mantém sem alguns elementos relacionados ao ambiente de trabalho e à conduta do líder (que poderá ser um gestor, um diretor, ou mesmo, o sócio da empresa).

Então, acompanhe abaixo algumas dicas que poderão estimular o ânimo e a disposição:

  • promover a comunicação: isso requer saber ouvir, desenvolver a empatia, dar feedbacks, permitir que os funcionários exponham suas ideais etc.;
  • criar um ambiente agradável: aqui você deverá se preocupar em disponibilizar as ferramentas e instrumentos apropriados para a realização das tarefas, a limpeza e higiene dos espaços em que elas são realizadas, aquele lugar reservado para o cafezinho e o bate-papo informal em horários determinados;
  • habituar-se a valorizar: saiba reconhecer o valor daquele que faz ou se esforça por fazer um trabalho bem feito (às vezes, um mero elogio já será o suficiente), transfira responsabilidades (as pessoas se sentem bem quando veem que outros acreditam nelas);
  • estabelecer planos de recompensa: pense em prêmios que motivem as pessoas a conquistá-los (isso tem um efeito simbólico poderoso).

Essas são apenas algumas das medidas que você poderá adotar, pois existem muitas outras. Mas o importante é que os funcionários percebam que eles realmente têm valor, o que só ocorrerá se as intenções forem verdadeiras.

E então, gostou deste artigo? Ele foi útil para o desenvolvimento de sua habilidade relacionada ao assunto de como motivar a equipe? Esperamos que sim!

Aproveite para saber também como treinar e capacitar o grupo de profissionais, pois aqui você encontrará mais um dos elementos que podem gerar a motivação. Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *