5 dicas para otimizar os processos da sua clínica médica

A rotina de atividades de uma clínica médica é composta de uma grande variedade de demandas que, para serem cumpridas da melhor forma, necessitam de uma boa gestão. Decisões que visam otimizar os processos precisam estar integradas ao bem-estar interno e externo, para garantir um diferencial competitivo e, ao mesmo tempo, permanecer no mercado.

Para lhe ajudar nesta tarefa, selecionamos 5 dicas que você precisa adotar na sua clínica. Confira!

1. Digitalize os documentos

Devido às atividades arcaicas de impressão e arquivamento de documentos, leva-se muito tempo para procurar e arranjar registros médicos, sem falar do perigo de perder e estragar papéis importantes, sejam administrativos ou de pacientes.

Com a consolidação da tecnologia digital, através da digitalização de documentos é possível organizar, localizar e arquivar com rapidez e facilidade todos os prontuários médicos de cada paciente. Ao fazer isso, todas as suas informações ficarão seguras. Além disso, como os dados ficam compilados em uma base de dados única, as chances de erros ou fraudes são praticamente eliminadas.

2. Automatize o agendamento de consultas

Implemente um software para otimizar o processo de marcação de consultas da sua clinica. Por meio de um sistema desse tipo é possível checar a disponibilidade de horários e fazer o agendamento de pacientes. O mesmo também serve para remarcar e cancelar consultas previamente agendadas.

Além disso, alguns programas oferecem funcionalidades como a opção de envio de lembretes, que, por exemplo, pode ser feita com o envio de SMS na véspera da data marcada.

3. Otimize o controle de estoque

O controle de estoque também é um fator muito relevante para o gerenciamento da sua clínica, e esse é mais um processo que pode ser informatizado. Com isso, você conseguirá realizar uma atividade muito mais competente, indo além de somente controlar a entrada e saída de produtos e equipamentos, mas podendo cumprir outras tarefas, como:

  • fazer compras conforme a demanda;
  • controlar com mais precisão os itens que têm pouco tempo de validade;
  • evitar o desperdício de material;
  • analisar quais são os produtos mais — e menos — consumidos.

Todos esses fatores resultam em economia para sua clínica!

4. Envolva toda a equipe

Conte com o auxílio de toda a equipe para encontrar quaisquer erros, procedimentos inúteis e movimentações desnecessárias. É fundamental garantir que não haja um desperdício de criatividade de seus colaboradores no momento de elaborar estratégias que objetivam qualidade e produtividade, já que são eles que estão em contato direto com os processos da clínica.

Você precisa tornar essa etapa uma atividade estimulante e prazerosa para todos. Isso sem contar que, ao engajá-los nessas decisões, eles passam a valorizar mais as suas funções, o que reflete no cumprimento de metas e na melhoria dos atendimentos.

5. Contrate uma empresa especializada em contabilidade

Contabilidade é um processo minucioso e que merece total atenção, pois existem questões bastante complexas, ainda mais para quem é leigo no assunto. São muitas particularidades documentais impostas pela legislação que um estabelecimento deve seguir, portanto, contratar quem é especializado nisso pode simplificar os processos.

Os serviços contábeis para clínicas médicas cobrem desde a abertura do negócio até o enquadramento no regime tributário mais adequado, emissão de guias, relatórios, balanços, folha de pagamento, fluxo de caixa, imposto de renda, certidões, previsão orçamentária, etc.

Sem contar que, o serviço de contábil também pode mapear a empresa a fim de identificar a necessidade de troca de regime tributário, com o intuito de encontrar a modalidade que mais se adapta ao negócio para reduzir custos com impostos.

Com um apoio desse tipo, você terá uma assessoria completa que visa administrar o negócio com eficiência, sem surpresas desagradáveis, como erros de cálculo ou multas. Afinal de contas, é do conhecimento geral que as atividades que envolvem a legislação e o fisco não toleram erros.

Esperamos que as dicas expostas neste post possam lhe ajudar a otimizar os processos da sua clínica. Basta colocá-las em prática o quanto antes para garantir seu bom funcionamento e, de quebra, fidelizar mais pacientes!

Além disso, outro ponto fundamental para o crescimento saudável do seu empreendimento é organizar e estruturar uma gestão financeira! Nesse sentido, a Executa Contabilidade disponibiliza gratuitamente o Ebook específico sobre esse assunto! Basta clicar no banner abaixo para receber!

E então, gostou do conteúdo? Aproveite a oportunidade e curta nossa página no Facebook. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *