home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • phone
    (27) 3222-2622 \ (27) 3222-2774
  • location_on

    Rua Nestor Gomes, 277 - Ed. Anchieta
    sala 402 e 403 - Centro - Vitória - ES

Deixe sua Mensagem

Afinal, como a contabilidade trabalhista pode ajudar minha empresa?

8 320x320 - Executa Contabilidade - Afinal, como a contabilidade trabalhista pode ajudar minha empresa?

Cuidar de uma empresa não é uma tarefa fácil. São muitas responsabilidades, muitas obrigações e diversos detalhes que devem ser observados para evitar problemas judiciais. É por isso que contar com uma contabilidade trabalhista fará toda a diferença na sua rotina e na sua gestão.

Como as demandas são muitas e é difícil acompanhar todas as mudanças legislativas e todas as particularidades que envolvem os vínculos empregatícios, o apoio de profissionais qualificados gera mais tranquilidade e reduz o número de erros. Para que você entenda melhor sobre o assunto, confira o texto de hoje!

O que faz uma contabilidade trabalhista?

A contabilidade trabalhista fica responsável por todas as ações relacionadas aos funcionários de uma empresa, gerenciando tanto a parte dos pagamentos, como a parte dos relatórios e das informações que devem ser prestadas aos órgãos públicos.

Além de cuidar da admissão e da demissão, do cálculo de férias, do 13º salário, das horas extras e de eventuais adicionais, ela também fica responsável pela apuração dos impostos (imposto de renda, contribuições sindicais, INSS, FGTS) e pelo acompanhamento das notificações e intimações.

Da mesma forma, os profissionais da contabilidade também participarão das discussões com sindicatos e da elaboração das convenções coletivas de trabalho e dos termos dos acordos trabalhistas.

Quais as vantagens de contratar essa assessoria?

Além de reduzir as despesas com a organização de um setor inteiro responsável pelos recursos humanos da sua empresa, a contabilidade trabalhista poderá orientá-lo em relação ao cumprimento da legislação e traçar estratégias para a redução de custos com os funcionários.

Com o apoio de profissionais experientes e atualizados, você terá mais segurança para agir e terá a possibilidade de aprender sobre os procedimentos relacionados ao vínculo trabalhista como um todo.

Lembre-se de que esse ramo demanda cuidado, já que o Poder Judiciário é protecionista e os prejuízos que você pode ter em ações judiciais são enormes.

Como reduzir problemas trabalhistas?

Além de contar com o apoio da contabilidade, é importante que você adote alguns hábitos que poderão contribuir para a redução das ações trabalhistas:

Mantenha a rotina contábil organizada

Destine um tempo para conferir a documentação relacionada aos funcionários, organize uma planilha de pagamentos e faça um acompanhamento frequente dos seus arquivos e cadastros.

A organização faz com que você identifique possíveis erros e contribui para que não se esqueça das datas certas para o cumprimento das obrigações.

Registre os seus funcionários e cumpra as obrigações

Nunca permita que um funcionário comece a trabalhar na empresa sem a carteira de trabalho assinada e promova pontualmente todos os registros de alterações. Da mesma forma, realize os pagamentos nas datas previamente combinadas e recolha todos os impostos e encargos sociais.

Essa medida é essencial para evitar multas e indenizações em casos de ações trabalhistas. Além disso, a pontualidade motiva o empregado e faz com que ele tenha mais dedicação na realização das tarefas designadas.

Ter uma boa assessoria em contabilidade trabalhista fará muita diferença na sua empresa e trará mais segurança para as suas ações. Sem dúvida, é um investimento que vale a pena.

Gostou do texto? Então compartilhe-o nas redes sociais e ajude os seus amigos e colegas com essas informações!

Afinal, como a contabilidade trabalhista pode ajudar minha empresa?
Avalie este Post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
1
Olá,
Como podemos ajudar?
Powered by